1° PDC do IPEPA e Nova Oikos

Nos dias 18 a 26 de Julho, o Instituto de Permacultura do Paraná (Ipepa) em parceria com a Nova Oikos Permacultura e decrescimento, realizou em Curitiba na WakeUp Colab, o curso de formação de Permacultores (PDC). E como resultado disso, temos uma turma de permacultores conscientes e engajados na construção de um mundo melhor.




Durante os dias de curso , os facilitadores Mildred Delambre, Martin Ewert, Rafael Cabreira, João Paulo Santana e Rafaelle Mendes, abordaram temas relacionados aos princípios da permacultura e design permacultural, como o funcionamento dos sistemas naturais, ecologia cultivada, padrões da natureza, análise de elementos, arquitetura apropriada, gestão de água e energia na paisagem, sistemas agroflorestais, economia solidária, estruturas invisíveis, dragon dreaming, entre outros. Além das atividades práticas de cultivo e compostagem – compreendendo uma carga horária de 80 horas e seguindo fielmente a ementa do Syllabus.



Este PDC aconteceu em meio urbano e para garantir o processo de certificação, os alunos assistiram a 100% do curso e, como já é de praxe, ao fim criaram e apresentaram um projeto de design em grupo para o Parque Gomm e para a Casa colaborativa Wake Up.



Para nós, ser permacultor obviamente significa aprender a ler e entender a natureza, os ecossistemas, sistemas naturais, água, solo, plantas, animais, cultivar o próprio alimento! E ainda, aprender a ler e entender as abstrações humanas, como ambiente, comunidade, educação, economia. Muito além do conceito de sustentabilidade, é buscar um novo jeito de co-criar com o planeta, uma sociedade que seja, justa, equilibrada, divertida, dinâmica, integrada, consciente e saudável.



Se interessou pelo assunto, então fique atento, em breve faremos outro PDC.