Curso de Permacultura e Sistemas Agroflorestais


Durante os dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, a Nova Oikos em parceria com o IPEPA, promoveu o curso e vivência prática de Permacultura e Sistemas Agroflorestais, realizado em Balneário Camboriú\SC. O curso foi facilitado por Alan Silveira, Felipe Siedlecki, Martin Ewert, Mildred Gustack Delambre e Rafaelle Mendes. 




O conteúdo abordado foi: Ciclagem de nutrientes; Formação do solo; Sucessão Ecológica; Estratos; Funcionamento da Floresta; Introdução a Permacultura; Cuidados, manutenção e uso correto de ferramentas; Leitura da paisagem; Preparo do adubo orgânico fermentado tipo Bokashi; Design permacultural; Design para espaços produtivos na Zona 1 e 2; Implantação do setor agrofloresta; Manejo de canteiros. 

Além desses conceitos apresentados acima, os alunos realizaram um exercício de design da propriedade com o intuito de implantar uma agrofloresta na Zona 2 da estação de permacultura Nova Oikos. O resultado desse planejamento foi a recuperação de uma área degradada por meio de um canteiro agroflorestal com aproximadamente 100 metros de comprimento. Nesse local foram cultivados mais de 30 espécies de mudas frutíferas e sementes diversas seguindo a premissa que diversidade gera estabilidade.  

A primeira lógica da agrofloresta é plantar 100 vezes mais do que vai virar planta adulta. Depois é feito o manejo e poda para gerar biomassa e melhorar a fertilidade do solo. Os berços foram preparados com o Bokashi, serrapilheira, troncos de madeira e mulch, que tem rápida decomposição e servem para proteger as mudas e sementes, bem como servem de alimento para as plantas cultivadas se desenvolverem.


Confira algumas imagens clicadas pela Rafaelle Mendes: