Reforma de fogão a lenha

     Nesta postagem vamos mostrar como tornar um pequeno fogão a lenha comum, em um fogão com melhor queima de lenha e melhor eficiência energética. Isso significa, em obter um fogão que economiza lenha, atinge altas temperaturas e quase não produz fumaça.
     A grande maioria dos projetos de fogão a lenha, são projetos antigos, que não consideravam a escassez de lenha na natureza e pouco se preocupavam com a eficiência energética. Na reforma que realizamos, apenas utilizamos a carcaça e a chapa do antigo fogão, transformando todo o seu interior em um fogão de modelo Rocket ou Foguete.

Fogão Original

Como era o fogão por dentro

Remoção da chapa de ferro fundido

Remoção das tampas do cinzeiro e entrada de ar

     O nosso fogão originalmente, era revestido com tijolos comuns de barro. Por possuir baixo poder de armazenamento e refração de calor, optamos por remover todo o revestimento original e colocar revestimento novo, feito com tijolos refratários.

Remoção da grelha e revestimento interno

Início da montagem do revestimento

     Um fogão foguete possui uma característica básica, que é seu formato em "L", que aumenta a eficiência da queima, permitindo que um pequeno turbilhão de ar se forme em seu interior, devolvendo a fumaça para o fogo, requeimando alguns de seus gases e vapores de água, fato que leva ao desaparecimento da fumaça comum na queima de lenha.

Novo túnel de queima

     Além dos tijolos refratários, utilizamos muita cinza de lenha para trabalhar como isolante térmico. A madeira que aparece na imagem, ficou ali apenas para sustentar o túnel de tijolos até que o cimento estivesse completamente seco. Quando isso ocorreu, a madeira foi retirada, permitindo a livre passagem de ar.

Vista superior 

     Quando o cimento secou, a tampa de ferro fundido foi recolocada e o fogão foi remontado na sala de nossa casa, recebendo o conjunto restante da chaminé. 

Aspecto final depois de reformado

Como ficou depois

Veja o fogão em funcionamento: Vídeo 01 Vídeo 02