Onde estamos

     O IPEPA - Instituto de Permacultura do Paraná, é um modelo descentralizado de gestão. Sendo assim, não há uma sede pois trabalhamos com a proposta das estações permaculturais e agroecológicas.
     As estações permaculturais podem ficar em qualquer lugar do Paraná, porém devem ter no mínimo um permacultor ou agroecólogo desenvolvendo e aplicando suas práticas e conhecimentos.
     Uma estação permacultural pode ser uma casa, chácara, escola, sítio, rua, bairro etc.
     No momento, temos apenas 02 estações atuando em parceria dentro desta proposta.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTAÇÃO CRUVATÃ

     Também conhecida como Cuvatã ou Miguel Pintado, esta árvore é que dá nome à Estação de Agroecologia que fica dentro do Assentamento Madre Cristina em São João do Triunfo. Nela, o agricultor Edson Luis, mais conhecido como Minhoca e seu filho Rodrigo, desenvolvem suas atividades diárias, que permeiam a agroecologia e algumas bioconstruções.

Foto: Jopa Santana

Na foto acima vemos alguns integrantes do IPEPA visitando a Estação, que produz leite, morangos, coelhos, galinhas, ovos, erva-mate, frutas e verduras.

--------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTAÇÃO JAGUATIRICA

    Localizada no segundo planalto paranaense, no médio vale do rio Iguaçú, em meio ao bioma de floresta ombrófila mista (mata de araucária) a estação Jaguatirica de permacultura está localizada no município de São João do Triunfo. Lá podemos encontrar diversas práticas permaculturais, tanto na agricultura, quanto na construção e no planejamento.
     Na agricultura, podemos visitar uma pequena agrofloresta, onde há consórcio de erva-mate, butiá, pitanga, aroeira-salsa, bracatinga, araucárias café, jerivá e cerejeiras. É possível ver também os plantios anuais agroecológicos de milho crioulo, amoras, inhame, mandioca, hortaliças e também conhecer o adensamento e recuperação de floresta nativa.

Foto: Jopa Santana

     Como proposta econômica, ecológica e social, a Estação arrenda parte de sua área de lavoura, para pequenos agricultores que desejam entrar na transição para o orgânico, mas que não possuem terra. Dessa forma a Estação arrenda alguns "quadros de planta", para o cultivo de tabaco orgânico.
     Já na área de bioconstruções, podemos ver um forno de pães feito com barro e tijolos de demolição, estações de tratamento de esgoto (água cinzas e negras), telhado verde na casinha do cachorro (crianças visualizam melhor a técnica), captação de água da chuva, escadaria com pneus, laje de cascaje e a proteção de nascentes modelo caxambu. Há também um paiol de tela para proteger o milho e outras técnicas de menor impacto.
     Lá os permacultores Carla Simas e João Paulo (Jopa), colocam em prática, na medida do possível aquilo que estudaram. Plantam mais de 8 espécies de bambu, criam meliponídeos, galinhas, cavalos e atualmente estão estruturando uma oficina de manutenção para a Estação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

YOUTUBE

     Temos um canal com alguns vídeos no ar ASSISTA AQUI