A Permacultura

     A Permacultura é uma maneira inteligente e divertida de se planejar e manter o meio no qual vivemos. Ela pode ser aplicada em jardins, escolas, ruas, bairros, fazendas, chácaras e até mesmo em cidades inteiras. 
     Criada na década de 70 do século passado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, que acreditam que cada ser humano deve tomar para si a responsabilidade dos seus impactos e de seus filhos no meio ambiente, ela chegou ao Brasil por volta da década de 90 e rapidamente se difundiu.

Símbolo da permacultura

     Hoje a Permacultura possui vários centros de referência nos mais diversos lugares do país. Nestes locais, podemos aprender planejamento por setores, técnicas de bio-construção (captação da água da chuva, fazer um telhado jardim, paredes de barro, etc) e meios de produção agrícola voltados para a bio-região na qual nos encontramos. 
     Com o planejamento por setores permaculturais em um local, respeitamos as características de cada ambiente e pensamos sempre na eficiência energética do desenho de nossa paisagem.
     Além de tudo isto, podemos aprender a promover o entorno social através da economia solidária e projetos comunitários sustentáveis com diferentes perspectivas (sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais).  
     Também podemos aprender como usar a permacultura para sustentar financeiramente nossos sistemas de produção de maneira correta e eficiente.
Para isto precisamos aprender a cuidar das pessoas, cuidar do planeta e distribuir os excedentes, princípios básicos da Permacultura.
     Sejam bem-vindos!